O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Antes de submeter seu artigo e para que não haja devolução imediata, favor fazer o Checklist:
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word?
  • O manuscrito possui título em português e inglês?
  • Todos os nomes dos autores estão escritos por extenso e a afiliação institucional indicada para cada autor. Apenas o nome do Departamento ou Serviço e o nome da Instituição devem estar indicados.
  • O autor correspondente foi informado com seu respectivo endereço profissional?
  • O Resumo/Abstract estão de acordo com a categoria de artigo que está sendo submetido conforme consta nas Instruções aos Autores? Indica no mínimo 3 e no máximo 5 descritores/Keywords?
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos "Time New Roman ou Arial"?
    As citações no texto estão numeradas sequencialmente com números arábicos entre parênteses, sobrescritos e antes do ponto final da frase?
  • As figuras estão todas citadas no texto e numeradas com algarismos arábicos (Figura 1) e com as respectivas legendas? [Gráficos deverão ser denominados de Figuras].
  • As tabelas/quadros estão todos citados no texto e numerados com algarismos arábicos (Tabela 1 ou Quadro 1). Todas tabelas/quadros contém título, cabeçalho para todas as colunas e legenda para abreviaturas?
  • Tabelas, figuras e quadros quando extraídos de outros autores mencionam a fonte?
  • Todos artigos originais contém: Declaração de conflitos de interesse; Termo de consentimento livre esclarecido;
    Aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da instituição onde o trabalho foi desenvolvido (incluir número CAAE - Plataforma Brasil); Declaração de que a pesquisa atendeu todos os requisitos em relação aos diretos dos seres humanos e animais
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores encontrados na página "Sobre a Revista".
  • As referências estão formatas no estilo Vancouver conforme consta nas Diretrizes para Autores?
  • Concorda que: O não cumprimento a estes requisitos implicará na devolução do artigo?

Diretrizes para Autores

Preparo do Manuscrito

Página de Título (arquivo separado)

Conter o título do trabalho de maneira concisa e descritiva, em português e inglês. Nome completo, sem abreviações, de todos os autores, filiação (instituição a que pertencem por extenso, cidade, estado, país), endereço completo, inclusive telefone celular, e-mail de todos os autores, data do envio, órgão financiador da pesquisa, se houver, e local de realização do trabalho.
Se o trabalho foi apresentado em congresso ou é parte de uma tese ou dissertação, deve ser mencionado o nome do congresso, local e data da apresentação ou instituição e data da defesa da tese.

Texto do Artigo

RESUMO/ABSTRACT: Deve ser estruturado contendo: Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusões/Objective, Methods, Results, Conclusions).
Deve conter informações facilmente compreendidas sem necessidade de recorrer-se ao texto e não mencionar o local onde o trabalho foi realizado. O verbo deve ser apresentado no passado para os resultados, e no presente para generalização. Utilizar sempre que possível número em lugar de percentagem. Não usar: os autores apresentam, os achados são apresentados, ou o tratamento é discutido, e semelhantes. O resumo para artigo original e artigo de revisão deve conter no máximo 250 palavras e apresentar os principais conceitos apresentados no texto. O resumo de relato de caso, com o máximo de 100 palavras, deve mostrar a originalidade do caso e seus aspectos clínicos, laboratoriais diagnósticos e terapêuticos mais importantes.
Também devem ser incluídos no mínimo 3 e no máximo 5 descritores com a respectiva tradução para o inglês: Keywords. Esses descritores podem ser consultados nos endereços eletrônicos: http://decs.bvs.br/ que contém termos em português, espanhol ou inglês, ou http://www.nlm.nih.gov/mesh para termos somente em inglês.

 

TEXTO: Para os artigos originais e de pesquisa o manuscrito deve ser conter: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão e Referências.
Para os Relatos de casos, o manuscrito deve conter: uma breve Introdução, Descrição do Caso, Discussão e Referências.
Os demais tipos de manuscrito seguem a estrutura temática proposta pelo autor.

Citações no texto

Em todas as categorias de manuscrito as citações no texto devem ser feitas numérica e sequencialmente, por ordem de aparecimento no texto. Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas e separadas por um traço. Exemplo: (7-11).
Em caso de citação alternada, todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula. Exemplo: (7,11,16).

Agradecimentos

Opcional. Devem ser concisos e apresentados no final do texto, indicando os nomes das pessoas ou instituições que contribuíram na fase intelectual ou técnica do trabalho, bem como as agências de fomento que contribuíram com a pesquisa, que resultaram no artigo publicado.

Tabelas

Devem ser apresentadas apenas para a efetiva compreensão do trabalho, não contendo informações redundantes já citadas no texto e numeradas por ordem de aparecimento. As tabelas devem ser enviadas de forma editável, preferencialmente em Excel, e devem ser apresentadas em página separadas e configuradas em espaço-duplo. Devem ser enumeradas em numeral arábico e conter um título curto. Utilize a mesma fonte que a utilizada no texto. Não use linhas verticais entre as colunas. Use linhas horizontais apenas na parte superior e inferior do cabeçalho na parte inferior da tabela. As abreviações utilizadas na tabela devem ser definidas no rodapé da própria tabela.

 

 

Figuras (fotografias e ilustrações)

Para a submissão, as figuras devem ter boa resolução (tamanho mínimo de 300dpi) para serem avaliadas pelos revisores, preferencialmente em formato JPEG. As legendas das figuras devem permitir sua perfeita compreensão, independente do texto. Devem ser enumeradas em numeral arábico em ordem de aparecimento no texto e conter um título curto. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas. São consideradas figuras todas as ilustrações: gráficos, desenhos, fluxogramas, esquemas, radiografias e ressonâncias.

A revista ABTPé informa que é responsabilidade do autor obter permissão do detentor dos direitos autorais para reproduzir figuras ou tabelas que tenham sido publicados previamente em fontes de acesso não-aberto. A permissão deve ser indicada na legenda da figura e a fonte original deve ser incluída nas referências.

Referências

 As referências bibliográficas dos manuscritos deverão estar formatadas conforme as Normas de Vancouver, exemplos:

Artigo de Revista

Attar F, Selvan D, Machin D, Shariff R, Geary NP. Perioperative changes in the microcirculation in feet after foot and ankle surgery.J Foot Ankle Surg. 2007;46(4):238-41.

Reid KS, Martin BD, Duerksen F, Nicolle LE, Garrett M, Simonsen JN, et al. Diabetic foot complications in a northern Canadian Aboriginal community.Foot Ankle Int. 2006 ;27(12):1065-73.

Capítulo do Livro

Mylek WY. Endothelium and its properties. In: Clark BL Jr, editor. New frontiers in surgery. New York: Mc Graw - HiIl; 1998. p. 55-64.

Livro

Sutton MG St J, Oldershaw PJ, Ketler MN, editors. Textbook foot and anjle. Cambridge (MA): Blackwell Science; 1996. Tese: Takimura CK. Correlação das variáveis geométricas de lesões do tornozelo com achados ultra-sonográficos [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2003.

Eventos

Silva HH. Pé torto congênito In: 45º. Congresso Brasileiro de Atualização em Cirurgia Ortopédica; 1995; São Paulo. Anais. São Paulo: Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de Pé e Tornozelo; 1995. p.27-9. Minna JD. Recents advances for potential clinical importance in the biology of lung cancer. In: Annual Meeting of the American Medical Association for Cancer Research: 1984 Sept 6-10. Proceedings. Toronto: AMA; 1984. v. 25. p. 293-4.

Material Eletrônico

Artigo de Revista

Morse SS. Observations on the fibrous retinacula of the heel pad. Foot Ankle Int [Internet]. 2006 [cited 2006 Dez 5];27(8): [about 4 p.]. Available from: http://www.cdc.gov/ncidod/EID/eid.htm.

Livro

Tichenor WS. Observations on the fibrous retinacula of the heel pad [Internet]. New York: Health On The Net Foundation; 1996. [cited 2005 May 27]. Available from: http://www.sinuses.com

Capítulo do Livro  

Tichenor WS. Radiographic comparison of standing medial cuneiform arch height in adults with and without acquired flatfoot deformity In: Tichenor WS. Foot: treatment [ Internet]. New York: Health On The Net Foundation; 1996. [cited 2005 May 27]. Available from: http://www.sinuses.com/postsurg.htm.

Tese

Lourenço LG. Cirurgia do pé torto congênito [tese]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 1999. [citado 2006 Jun 10]. Disponível em: http://www.epm.br/cirurgia/gastro/laercio.

 

Eventos

Barata RB. Epidemiologia no século XXI: perspectivas para o Brasil [Internet]. In: 4º Congresso Brasileiro de Epidemiologia; 1998 Ago 1-5; Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: ABRASCO; 1998. [citado 2005 Jan 17]. Disponível em: http://www.abrasco.com.br/epirio98.

Homepage / Website

Cancer-Pain org [Internet]. New York: Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000 [update 2002 May 16; cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.cancer-pain.org/

Envio do Material

Os artigos deverão ser submetidos exclusivamente através da submissão eletrônica e deverão conter os seguintes documentos:

  1. Carta de Apresentação dirigida ao editor-chefe com o título do artigo, o motivo pelo qual escolheu publicar o artigo na Revista ABTPé, qual o tipo de artigo, o número de palavras contidas no texto do artigo (excluindo Resumo, Abstract, Tabelas e Figuras), o número de Tabelas e Figuras, declaração do autor de que todos os co-autores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho, explicitando presença ou não de conflito de interesse e a inexistência de problema ético relacionado;
  2. Parecer consubstanciado da Plataforma Brasil para os artigos originais e aprovação do Comitê de Ética para os relatos de casos e comunicações breves;
  3. Artigo com texto em Word;
  4. Figuras em JPEG (alta resolução) e tabelas em arquivos separados do texto;
  5. Nos casos de artigos de conclusão dos estagiários de Serviços Credenciados de Pé e Tornozelo o próprio estagiário deve submeter o artigo e anexar uma carta de anuência do chefe do Serviço Credenciado autorizando a utilização deste artigo em cumprimento ao item III do artigo 3o do Regimento Geral da ABTPé.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.