METODOLOGIA CIENTIFICA

19-09-2018

O curso foi realizado no ano de 2017 via webmeeting ao vivo em seis módulos, com o objetivo de contribuir com nossos revisores, autores e leitores no aprendizado de avaliação, execução e leitura do trabalho cientifico de forma acadêmica, crítica e reflexiva.

 

Pudemos levar informação de qualidade a todos os associados da ABTPé pelo Brasil e sem custo de inscrição.

 

Após o término de cada aula houve um espaço dedicado às perguntas com participação importante do público que assistia. Um formato novo de cursos da ABTPé com incentivo do nosso presidente 2016-2017 Dr.Edegmar Nunes  e do nosso editor chefe Dr.Jorge Misuzaki  que têm espírito inovador.

 

Os seis módulos do Curso permanecerão na íntegra em nosso site:

 

  1. O primeiro módulo sobre "Pesquisa bibliográfica na área de saúde ", com a discussão sobre fontes de informação em saúde. Palestrante:  bibliotecária  Camila Gomes.
  2. O segundo módulo sobre "Ferramentas de escrita", com a discussão sobre End Note, Mendeley e demais ferramentas para organização de um trabalho científico. Palestrante: bibliotecária  Camila Gamba.
  3. O terceiro módulo sobre "Formato dos trabalhos - como escolher o mais adequado" , com a discussão sobre desenhos de estudo. Palestrante: fisioterapeuta e pesquisadora da Cochrane Brasil Ana Luiza Cabrera Martimbianco.
  4. O quarto módulo sobre "Análise estatística em pesquisa", com a discussão sobre tipos de dados e apresentação (classificação dos dados; distribuição; resumo dos dados; apresentação; estatística descritiva; definindo normalidade de dados contínuos; testes paramétricos e não paramétricos. Palestrante: fisioterapeuta e estatístico  Henry Dan Kiyomoto
  5. O quinto módulo sobre "Escrita científica" ,com a discussão sobre: Estruturação: pontos básicos / Resumo - abstract / Regras éticas / Fatores que interferem na probabilidade de aceitação. Palestrante: cardiologista e foi Editor Chefe da Clinics por mais de 10 anos, o Prof.Dr.Maurício Rocha e Silva.
  6. O sexto módulo sobre "Suporte financeiro para pesquisa" , com a discussão foi sobre: FAPESP, CNPq e outras fontes de financiamento. Palestrante:  gerente de pesquisa e inovação da Faculdade de Medicina da USP, coordenando o  Escritório de Apoio Institucional aos Pesquisadores da instituição, a Profª Marina Pires do Rio Caldeira.